sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PAPO SÉRIO

 A educação ambiental sob um aspecto crítico para uma melhor qualidade de vida


    Vejo-me  em uma sociedade desafiadora, que amplia seus domínios urbanos em um processo crescente no aumento do consumo de produtos naturais e produção de resíduos tóxicos. Isto se dá devido à valorização do consumismo e ao avanço tecnológico gerando mudanças nos valores e estilos de vida da sociedade, que em conseqüência, vem ocasionando mudanças ambientais desastrosas, afetado a qualidade de vida do homem moderno.
As grandes catástrofes já são uma resposta da natureza á este desequilíbrio entre evolução e preservação. Este desequilíbrio e suas conseqüências vêm despertando interesse do homem em assuntos como o meio ambiente e a necessidade de uma consciência ecológica para a preservação da vida, uma vida com qualidade.Quero despertar a preocupação para a questão ambiental por meio da educação através de um processo pedagógico que forme indivíduos no desenvolvimento de uma consciência critica atuante e transformadora cultural, despertando no educando a necessidade urgente na mudança de hábitos e atitudes sociais que conduzem para uma melhor qualidade de vida.
Como educadora me vejo responsável neste processo transformador do educando. Já não basta mais só reciclar o lixo da escola, é preciso relacionar atitudes diárias despertando capacidades cognitivas, habilidades, atitudes e competências para que o educando compreenda o mundo sob o ponto de vista ecológico. Sei que este é um processo de construção desafiador devido às grandes diferenças culturais, ao estimulo e a cultura familiar. E o desafio é o meu maior estímulo. A natureza é a minha casa, é a casa de todos, respeitá-la é respeitar a vida, é respeitar a si mesmo em sua totalidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário