sexta-feira, 1 de outubro de 2010


PAPO SÉRIO

EDUCAR PARA EMANCIPAR NA BUSCA DA
TRANSFORMAÇÃO DO HOMEM EM SUA TOTALIDADE

A Educação Ambiental esta envolvida em diferentes parâmetros que interagem entre si como: mudança cultural associada á estabilidade social, a mudança social associada á estabilidade cultural e a mudança cultural diretamente relacionada á mudança social. Existem certo hábitos e valores que estão concretizados culturalmente em determinada sociedade. Não se pode falar em educação ambiental sem relacionar com as práticas sociais, ela deve agir como um elemento transformador para a prática de novos hábitos e conceitos de como ver o mundo e suas transformações diante da modernidade, partindo disto, podemos dizer que possa atingir a mudança ambiental de forma sustentável.
Em várias situações presenciei pessoas defendendo a questão ambiental, cheia de conceitos e soluções práticas sendo que seus hábitos diários eram contraditórios. Digo que Educação Ambiental, primeiramente, é uma transformação pessoal para não correr o risco de entrar em contradições entre o que se propõe a fazer e o que realmente faz, a fim de atingir os objetivos propostos de modo que ocorra interferência no processo transformador na questão Educação Ambiental. Conceitos vazios de sentidos e mal estruturados, com práticas pedagógicas falidas em muitas situações acabam criando um humano dependente, alienado de sua realidade econômica e social onde ele passa a viver em mundo irreal, se abstraindo de qualquer responsabilidade com o mundo em que vive. Assim seria fácil, bastava apenas fechar os olhos e viver de ideologias errôneas que sustentam apenas uma consciência ingênua e alienada. Mas o mundo lá fora nos cobra todos os dias quando nos deparamos com tragédias e mudanças climáticas decorrentes da destruição da riqueza natural, quando nossos pulmões sofrem, quando somos tomados por ansiedades e angústias causadas por mudanças genéticas e finalmente, quando o homem destrói o próprio homem... Não há como existir uma Educação Ambiental sem que haja uma mudança ética, onde valores não são determinados somente pela condição econômica e sim por condições históricas, culturais, sociais, ideológicas, política de um determinado grupo ou sociedade. Não tem como não relacionar Educação Ambiental com as  lutas por igualdades sociais, elas andam interligadas. Mas o humano (educando) não será capaz de se desvincular de suas práticas sociais errôneas se ele continuar ver e a interpretar o mundo de forma fragmentada como se não fizesse parte dele, como se não fosse responsável por seus atos diários, eximindo-se de suas responsabilidades sociais. A educação, atual, é carente de estímulos, de um elemento inovador. Existe algum momento em que nos perdemos, damos prioridades ao que achamos ser importante e embarcamos em mundo carente de valores, de ética, em um mundo desprovido de sentido. Digo que a educação é desafiadora e instigante porque estamos sempre em um constante processo de construção. Mas nem tudo esta perdido ao mesmo tempo que vejo seres humanos, propriamente dito, destruindo o ambiente em que vive, vejo outros em sua forma mais maravilhosa de ser, dotado de sensibilidade, paixão e emoção pelas diferentes formas de vida. Que a Educação Ambiental encontre a educação tão viva e plena como a vida que ainda nos cerca.

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